O que eu diria a mim mesma se pudesse voltar no tempo?

Beca Casal
3 min readAug 9, 2024

--

Há alguns dias, em 28 de julho, eu completei o marco temporal de 10 anos como profissional de marketing digital. Muitas mudanças ocorreram ao longo dessa jornada: no mercado publicitário, na profissão de social media, na minha formação acadêmica, na minha carreira e, claro, na pessoa que eu sou.

Durante esse tempo, experienciei todos os modelos de trabalho: em agências de marketing, em houses, como ‘eugência’, como consultora e como freelancer. E, dentro destes modelos, já desempenhei todo o tipo de função: estrategista digital, roteirista, copy, social media, analista de performance, fotógrafa, vídeo maker, designer, analista de comunicação e marketing, coordenadora de equipe e diretora de setor. Mas foi apenas recentemente que eu percebi que a minha maior conquista neste mercado não foi exatamente a mudança de funções operacionais para estratégicas, mas sim a possibilidade de trabalhar, todos os dias, com a minha maior paixão: a escrita.

O marketing digital me proporcionou muitas alegrias e muitos momentos que a Rebeca de 24 anos jamais poderia sonhar, e isso me fez refletir sobre o que a Rebeca de hoje, prestes a completar 34 anos, falaria para a Rebeca de 10 anos atrás se tivesse a oportunidade. Infelizmente, a Rebeca de 24 anos não terá acesso a essas palavras, mas eu espero que elas possam encontrar outras Rebecas, Marias, Joanas e demais profissionais prestes a embarcar no maravilhoso mundo do marketing.

Eis aqui 10 conselhos que eu daria a mim mesma antes de começar a trabalhar na área:

  1. Seja curiosa! Entender como funciona cada etapa e cada função de cada profissional envolvido em uma campanha publicitária, digital ou offline, vai te permitir chegar muito mais longe em sua carreira. Para liderar uma equipe é importante entender o que cada um faz e como faz.
  2. Estude todos os dias! Acreditar que já aprendeu tudo o que podia aprender sobre o mercado publicitário é um erro que muitos profissionais cometem e que faz com que eles se tornem ultrapassados. Você não quer ser um deles.
  3. Exercite a sua criatividade! Você vai descobrir que os seus hobbies artísticos mantém a sua saúde mental em dia, te ajudam a descansar e, de quebra, fazem com que você exercite a sua criatividade. Reserve um tempo da sua semana para ser recreativamente criativa.
  4. Descubra qual é a sua paixão! O mercado publicitário vai te proporcionar uma infinidade de possibilidades. Descubra o que você mais gosta de fazer, aquela atividade que faz os seus olhos brilharem e o tempo passar voando sem você nem perceber. É aquilo que te traz entusiasmo que vai te ajudar a encontrar prazer no trabalho, mesmo diante das dificuldades.
  5. Invista em conhecimento! Compareça a palestras, faça um curso de especialização, participe de eventos, acompanhe seminários, assista webnars, assine newsletters especializadas, acompanhe as notícias do mercado… Mantenha-se informada e em constante formação. Conhecimento é investimento, não gasto.
  6. Interaja com os seus colegas! Não permita que os problemas da sua vida pessoal te impeçam de interagir com os profissionais à sua volta. Você vai sentir falta de ter contato com eles quando os problemas passarem e nem sempre será capaz de recuperar o tempo perdido. Além disso, são eles que vão lembrar de você quando uma oportunidade surgir.
  7. Não abra mão dos seus valores! Você vai se deparar com muitos momentos, clientes, chefes e ambientes que vão colocar os seus valores em cheque. Você não precisa abrir mão ou passar por cima dos teus valores para ser reconhecida.
  8. Não tenha medo de se posicionar! Jamais permita que você ou sua equipe sejam desrespeitados, seja firme quando precisar ser e despeça clientes abusivos se for necessário.
  9. Acredite em você! Saiba reconhecer o valor inestimável da tua experiência e do teu conhecimento. Ouça o que as pessoas tem a falar sobre você, use as críticas como combustível para o aperfeiçoamento e aceite de peito aberto os elogios que virão.
  10. Lembre-se que o trabalho é apenas uma parte da sua vida. Jamais permita que ele se sobreponha à sua família, seus estudos, sua saúde, seus objetivos pessoais, ou aos momentos importantes na vida das pessoas que você ama.

--

--

Beca Casal

Escritora campo-grandense, poeta na Fazia Poesia e colunista no Eu Sou MS. Autora dos livros “Reencontro”, “Para Você“ e "Tempestade"